-
Arquitetos: Elii; Elii
- Área: 111 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Imagen Subliminal
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de reforma de um antigo apartamento no centro de Madri, para moradores "anônimos" que vão compartilhar o espaço doméstico no futuro.
A proposta é organizada em torno de seis tiras com áreas de habitação alternadas e áreas de serviço. Este arranjo otimiza o espaço ao mesmo tempo que garante a máxima flexibilidade funcional e a incorporação de outros programas possíveis, tais como espaços de trabalho, estudo, escritórios, etc. Uma caixa de madeira é instalada no eixo de entrada para dividir o espaço em área pública e área privada, embora o sistema emprega uma série de portas giratórias e deslizantes para melhorar a escolha de circulações dentro da casa, para que seja possível levar uma vida independente ao compartilhar os elementos comuns.
A sala de estar e a cozinha/copa são configuradas por meio de um móvel que funciona como um filtro com a rua: é usado para classificar os acessos, a iluminação, as funções técnicas e as funções de armazenamento, assim como a biblioteca Para ambos os espaços. Há ainda alguns compartimentos escondidos e uma mesa dobrável.
Mudanças simples de material nos pisos, paredes e tetos marcam as transições entre atmosferas. Um acabamento de madeira é o fio comum para todos os espaços, com acabamentos lisos ao nível dos olhos e acabamentos listrados no topo ou em superfícies de espelho. As superfícies refletoras introduzem a iluminação natural das varandas exteriores ou a iluminação artificial das lâmpadas de parede para as áreas mais escuras.
Uma sucessão de espaços arejados onde cenários podem ser imaginados.